Buscar o sonho de ter uma casa própria, encontrar um novo terreno para alugar ou investir em um imóvel que fortaleça o patrimônio, as possibilidades são abundantes e o marketing imobiliário é essencial para conectar os negócios com as pessoas que perseguem esses objetivos com a venda de lotes.
Saber posicionar sua construtora ou imobiliária é o primeiro passo para ter visibilidade. Clientes não vão faltar, seja na compra, seja no aluguel, mas a conversão depende de uma série de fatores.
O que é marketing imobiliário?
Marketing imobiliário é um conjunto de ações que visam trazer resultados e venda de lotes para empresas, incorporadoras, construtoras e imobiliárias. Ou seja, negócios do setor de imóveis.
O principal objetivo é impactar e atrair pessoas interessadas nesse tipo de negócio. Além de claro, estreitar o relacionamento com esse público e incentivar venda de lotes.
Mas é importante dizer que o marketing imobiliário no entanto não se limita apenas a ações de atração. Envolvendo também processos e planejamentos estratégicos e posicionamento de negócio.
Sendo assim, priorizar esse tipo de trabalho na sua empresa é fundamental para o crescimento do negócio. Que envolve pequenos processos diário, mas que apresentam resultados tanto a curto quanto (e principalmente) a longo prazo.
Por que devo aplicar marketing imobiliário?
Acredito que atualmente essa seja uma dúvida pouco recorrente entre os negócios. Afinal, o digital elevou a régua para que empresas de diferentes segmentos conseguissem destaque no mercado. E quem trabalha no setor imobiliário sente isso como ninguém.
Fica cada vez mais claro que não existe mais aquela fórmula para vender imóveis , que basicamente exigia o perfil do corretor de imóveis. Hoje é preciso ir além tanto para atrair quanto para se relacionar com os clientes. O que é possível com estratégias de marketing digital.
Mas se até aqui você ainda se encontra com dúvidas sobre a necessidade do marketing imobiliário na sua empresa, vamos aprofundar melhor em alguns pontos.
Principalmente no que se refere ao cenário atual de mercado, as principais dificuldades que ele enfrenta, as tendências de futuro e as vantagens que o marketing imobiliário abre ao seu negócio.
A transformação digital e como ela afeta o setor imobiliário
Sim, os impactos da transformação digital chegaram ao setor imobiliário.
Mesmo sendo marcado pelo burocracia e estruturas de negócio mais engessadas, muitas empresas do mercado imobiliário perceberam as vantagens e principalmente a necessidade de inovação.
Tanto é que hoje muitas áreas e processos dessas empresas já estão sendo tomadas por tecnologias e pelo digital.
Como prova podemos perceber tendências que já estão modificando a maneira como as pessoas vendem, alugam ou mesmo vendem imóveis. E os próprios corretores de imóveis são exemplos disso, uma vez que estão cada vez mais perdendo protagonismo nas negociações.
Aplicativos, assinaturas digitais, inteligência artificial, chatbots, todas essas e outras novidades provam como a transformação digital afeta o setor imobiliário.
Mas o ponto principal é como o marketing digital auxiliam e incorpora essas mudanças. E o que é essencial para que seu negócio se prepare e se fortaleza para esse novo cenário.
Qual a importância de ter uma estratégia de Marketing?
O mercado imobiliário viveu uma verdadeira montanha-russa no Brasil nos últimos anos, muito impactado pelas seguintes crises econômicas vividas em diferentes momentos do país.
Ainda assim, o setor é um dos que mais mostra capacidade de recuperação, o que pode ser visto em um simples passeio pelas grandes metrópoles do Brasil.
A cada dia, novos empreendimentos são iniciados, vendendo imóveis ainda nas plantas para futuros proprietários. São várias as construtoras trabalhando a todo vapor em apartamentos de condomínios, casas, salas comerciais e várias categorias de propriedades. Consequentemente, o resultado mais visível é o aumento do nível de competitividade no setor.
Para se destacar é preciso investir em divulgação, fortalecimento de marca e relacionamento com o público, tudo que o Marketing Imobiliário pode oferecer.
Para continuar ativo no setor imobiliário atualmente, é necessário trabalhar a imagem da empresa e garantir que ela saia na frente das concorrentes de mercado.
Idealize seu atendimento
É preciso estruturar como será o seu atendimento ao cliente, já que isso é parte fundamental do desenvolvimento de um relacionamento impecável, pilar desse mercado. Por isso, é preciso definir, primeiramente, quais serão os canais de atendimento: email, telefone, WhatsApp, redes sociais, entre outros.
Além disso, também deve ser criada uma estrutura de atendimento, para garantir a prioridade para quem já é cliente e precisa de alguma solução, sem deixar de dar a devida atenção aos prospects.
Com organização, um bom sistema CRM e dedicação para tornar a experiência excelente, é possível conquistar cada vez mais os clientes e seguir com um atendimento de destaque no mercado.
Via: Otimizador e Surfe Digital