A publicidade é essencial para que uma empresa se mantenha e cresça no mercado. Afinal, como as pessoas vão saber sobre o seu serviço sem que você mostre a elas? Portanto, deve entender um pouco sobre publicidade para Óticas.
Se você deseja aumentar os seus rendimentos e se tornar referência de qualidade na sua área, é preciso levar isso em conta. É por meio de um marketing eficiente que o seu empreendimento crescerá e conquistará mais clientes. Além de fidelizar os que já frequentaram o local.
Sua loja já está na Internet?
Atualmente, para modernizar os sites de Óticas você não pode deixar de investir em presença online.
Nos dias atuais, não podemos mais separar a internet do nosso dia a dia. Portanto, é fundamental que tenha um site, além de perfis nas redes sociais.
As redes sociais e os sites são excelentes ferramentas para divulgar o seu site de Óticas sem gastar quase nada. Você consegue atrair novos clientes, fidelizar os que já possui e, ainda, divulgar para todos que estejam na internet.
Você pode utilizar serviços gratuitos como o Google Meu Negócio ou até mesmo investir em propagandas através dos serviços do Google ou Facebook.
Tenha uma Identidade Visual
O primeiro elemento a compor a propaganda é sua identidade visual. Ou seja, a marca que os consumidores vão ver e lembrar quando pensarem em Óticas. Isso é importante porque a imagem fica marcada na lembrança das pessoas, sendo uma maneira eficiente de apresentar seu negócio.
Quando essa marca vem acompanhada de um slogan curto e interessante, melhor ainda. Assim, as pessoas lembrarão mais facilmente. O caminho para conquistar isso é usar a criatividade e ter um profissional de design para ilustrar as suas ideias.
Não deixe de fazer uma placa bonita e visível na porta do seu estabelecimento, com o nome, a identidade visual da empresa e seu telefone de contato. Isso é essencial para aproveitar o próprio espaço para um marketing. Dessa forma, motoristas que passarem na rua poderão ver o local e lhe procurar.
Inclua sua marca e slogan em todas as propagandas que você fizer — em um site, em um perfil de redes sociais, no cartão de visitas, em panfletos, etc. Com o tempo, isso ajuda a consolidar sua identidade no mercado. Você consegue lembrar o logotipo e o slogan de grandes empresas que conhece hoje? Seguindo essa dica, a sua marca pode chegar ao mesmo patamar que elas!
Anuncie os seus Serviços
É possível fazer várias formas de propaganda. Você pode anunciar a sua marca em sites, jornais, publicações do bairro etc. A dica para saber o que é mais efetivo é pesquisar seu público-alvo e entender quais são as melhores formas de chegar até ele.
O anúncio no jornal, por exemplo, pode não aproximar pessoas mais jovens, que certamente utilizam muito mais a internet. Já propagandas pelo bairro podem servir bem aos empresários que têm como objetivo se tornar referência de serviço naquela região. Por isso, sua escolha depende do seu planejamento estratégico para o negócio.
Algo que vale muito a pena é investir na propaganda pela internet. Fazer um cadastro empresarial no site de buscas garante que você apareça quando as pessoas procurarem. Além disso, ter um site ou perfil nas redes sociais e publicar conteúdos interessantes, depoimentos de clientes e promoções é muito válido.
Não se esqueça, ainda, de ter um cartão de visitas. Por mais que a presença online seja fundamental, essa forma de publicidade nunca perde sua importância. Você pode distribuí-lo em empresas próximas ou guardar para entregar aos consumidores.
Monitore seus Resultados
Um dos jeitos mais eficientes de modernizar os sites de Óticas é sempre manter o controle de todos os aspectos do seu site.
Não dá mais para ser pego de surpresa. Hoje em dia, você tem diversas ferramentas à sua disposição para calcular o rendimento diário ou semanal do seu negócio.
Uma simples planilha permite que você tenha o controle do quanto faturou em único dia, quantos clientes frequentam sua loja, qual colaborador executou mais serviços e até quais produtos e serviços foram mais solicitados.
Outras informações importantes para monitorar são os hábitos de consumo dos seus clientes. Saiba mais sobre isso nesse outro artigo do blog.
Mas por que ter essas informações? Porque você consegue saber em quais serviços deve investir para atrair mais clientes, por exemplo. Ou que tipo de público está mais interessado na sua loja, qual profissional rende mais.
Planejar ações e modernizar os sites de Óticas fica infinitamente mais simples quando você consegue monitorar todos os dados com detalhes.
Talvez seja vantajoso investir em um software específico de gestão. Esse tipo de programa pode ajudá-lo a visualizar os dados por ângulos que você não havia explorado antes.
Todos os dados dos seus custos, ganhos e resultados são importantíssimos para avaliar o desempenho do negócio e propor alternativas para melhorar sua produtividade.
Crie Ofertas
Atrair clientes com descontos e promoções sempre será uma das maneiras mais eficientes de fazer propaganda. Afinal, você conhece alguém que não gosta de receber abatimentos no pagamento ou ganhar brindes?
Por isso, considere usar ofertas como forma de aumentar o retorno da sua publicidade. Para que essa ação seja mais efetiva e traga resultados melhores, a dica é aliar isso com o planejamento geral da empresa. Por exemplo, avalie os momentos de menor demanda e crie promoções que aumentem seus resultados nesse período. Assim, você não tem baixas muito significativas ao longo do ano.
Outra estratégia é estar atento às promoções realizadas pelos fornecedores. Em muitos casos, você pode aproveitar campanhas promovidas por parceiros importantes para alavancar suas vendas. Você pode contar com a publicidade realizada pela empresa e aliar sua marca, unindo forças em benefício das duas.
Além disso, você pode elencar os serviços menos procurados e fazer um pacote desses com os produtos que os clientes mais desejam. Assim, você oferece promoções e consegue movimentar melhor o seu estoque.
Faça Parcerias
Por fim, uma ótima dica de publicidade é fazer parcerias com outras empresas. Há diversas possibilidades para isso. Uma delas é procurar negócios próximos e oferecer descontos para os clientes de lá. Nem precisa selecionar apenas locais que tenham relação com Óticas. Mesmo em padarias ou lojas de roupas, por exemplo, pode haver consumidores interessados no seu serviço.
Não deixe de reconhecer a importância da propaganda. Afinal, a sua empresa precisa de estratégias para se manter e crescer no mercado. As nossas dicas podem ajudar muito nisso. Então, aproveite e coloque todas em prática!