Você já se perguntou como fazer sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa do Google? Com o SEO local, você pode classificar seu site no Google e expandir a presença da sua marca.
Além de 46% de todas as pesquisas do Google serem locais, o que representa um número que alcança os milhões de usuários, o SEO local permite que as pessoas que estão próximas a sua marca possam conhecê-la e pensar nela como uma opção de negócio.
Além disso, você sai na frente de seus concorrentes!
Mas, afinal, o que é e como colocar em prática uma estratégia de SEO local?
Este guia prático abordaremos o SEO local do início ao fim.
O que é o SEO local?
O SEO local refere-se ao processo de “otimização de sites” da sua presença online para atrair mais negócios por meio de pesquisas locais relevantes.
O que são pesquisas locais? São pesquisas que incluem uma localização, como “cafeteria em são paulo” ou “café perto de mim”, como no exemplo abaixo.
Ser bem posicionado dentro de pesquisas como essa, faz com que sua empresa alcance usuários qualificados, que estão buscando pelo serviço ou produto que você oferece, onde você oferece!
Ou seja, a chance desse cliente ir ao seu encontro cresce bastante!
Essa é apenas uma das razões de porque se preocupar com o que é SEO local.
SEO Local: como ocupar os primeiros lugares em sua área de atuação
1. Tenha um site otimizado para mobile
Ter um site é uma das primeiras exigências que qualquer estratégia de SEO faz.
Se você deseja estar bem ranqueado no SEO local tenha um site otimizado que seja responsivo para dispositivos mobile.
Preocupe-se também em oferecer uma boa experiência ao usuário com dados relevantes e de fácil acesso.
2. Cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita na qual você se cadastra para alcançar uma classificação local. Para isso:
- Acesse a página do Google Meu Negócio;
- Digite o nome da sua empresa no local indicado.
Os próximos passos devem ser realizados conforme a ferramenta solicitar:
- insira seu endereço;
- defina seu local exato (marcando seu endereço com o pino de localização);
- escolha uma categoria de negócio;
- digite seu número de telefone e site;
- verifique sua listagem.
3. Otimize sua listagem
Depois de cadastrar seus dados básicos conforme a plataforma solicitou é hora de acrescentar conteúdo que irá ajudar no SEO local. Entre as informações que você pode inserir estão:
- fotos de sua empresa e produtos;
- horário de funcionamento;
- lista de serviços prestados e mais.
4. Pesquisa de Palavras-chave
A produção de conteúdo relevante também é importante para o SEO local.
Descubra as palavras-chaves mais pesquisadas no Google dentro do setor que seu negócio faz parte.
Faça um levantamento de quais são as palavras-chave mais usadas e quais podem ser importantes para a sua classificação?
Para encontrar esses termos sua equipe de marketing pode:
- fazer uma lista de palavras-chave relevantes para o negócio;
- usar o Google autocomplete e pesquisas relacionadas (no rodapé da página de resultados de uma busca);
- acesso o Google Keyword Planner, uma ferramenta de busca por palavra-chave do Google Ads, que funciona para SEO;
- use outras ferramentas de SEO como SEMRush e a LAHAR e acesse o painel de palavras-chave para SEO Local.
5. Otimize as páginas de blog e site
É preciso que você inclua palavra-chaves estratégias nas páginas de seu site ou blog.
Assim como no marketing de conteúdo você inclui as keywords principais em áreas como meta título e meta descrição, faça isso para atingir seus objetivos de SEO local.
Caso você tenha um blog WordPress opte por usar o plug-in Yoast e otimize suas páginas com:
- palavra-chave em H1;
- palavra-chave na tag de título;
- palavra-chave na URL;
- URLs curtos e otimizados;
- meta descrição atraente e com palavra-chave.
6. Link Building para SEO local
Link Building é a estratégia de linkar seu conteúdo a outros materiais de relevância e qualidade.
De acordo com a Moz, os backlinks são o fator de classificação mais importante para os resultados orgânicos locais.
Você pode conseguir backlinks para suas páginas com a produção de conteúdo relevante, como guias e manuais, bem como criando uma estratégia de guest posts.
Com essas duas ações você vai conquistar backlinks e gerar tráfego qualificado para seu site.
7. Mantenha-se monitorando resultados
Esteja sempre atento às suas páginas e ao cadastro no Google Meu Negócio:
- responda a comentários;
- fique atento para edições incorretas;
- use o Google Posts para manter seus clientes informados.
Agora você já sabe o que é SEO local e está pronto para começar sua estratégia.
Aproveite essa funcionalidade gratuita para alcançar pessoas que realmente tem interesse e potencial de fazer negócios com a sua empresa. Gostou do nosso guia de SEO local? Tem mais alguma observação para incluir? Deixe sua opinião em nossos comentários.
Via: www.blog.lahar.com.br