SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização de mecanismos de pesquisa. O termo é cada vez mais utilizado no ambiente digital, o que tem levado empresas a buscarem agências de SEO.
No caso, uma agência de SEO trabalha uma série de técnicas para otimizar a busca por sites, blogs e páginas na web, de modo a fazer com que sejam encontrados com facilidade. Quando você digita uma palavra-chave ou frase no Google, os resultados que ficam na primeira página de busca são mais relevantes é, basicamente, isso que a técnica do SEO faz.
O trabalho das agências têm como objetivo alcançar bons rankings orgânicos para os sites, gerando um tráfego maior para ele.
Além disso, o SEO se tornou uma ferramenta de marketing digital, fundamental para destacar os sites e blogs em mecanismos de busca. O papel dessa metodologia é gerar mais visitas e influenciar no trabalho daquela página.
Se, por exemplo, você possui um e-commerce, a técnica deve não só aumentar o tráfego orgânico, mas também ser uma forma de ter uma maior taxa de conversão. Assim, o trabalho das agências é bem mais amplo que somente o SEO, mas também engloba a otimização de conteúdos que serão colocados naquele site ou blog.
Como sozinho um site não consegue estar na primeira página do Google, a estratégia, que é específica a essa finalidade, acaba sendo essencial para esse tipo de resultado. O bom posicionamento da página é o principal objetivo de quem busca por uma agência especializada em técnicas de SEO.
Mas, antes de entender o que a agência faz, que tal conhecer melhor o próprio SEO?
Para que serve o SEO?
O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização voltado para ranquear sites e páginas na web no geral, o intuito principal é aumentar o tráfego dessa página, ajudando nas taxas de conversão.
Hoje a metodologia é fundamental para que as empresas consigam ter visibilidade no meio digital o que, por consequência, consegue também gerar mais leads para o negócio, posteriormente figurando como clientes a serem fidelizados.
Todo o trabalho com esse conjunto de técnicas leva a página a ficar entre os primeiros resultados em sites de busca, como o Google que é o gigante desse meio. Isso por si só acaba aumentando as chances de crescimento para aquele negócio.
É apontado que 90% das pessoas que pesquisam na internet acabam clicando apenas nos resultados listados na primeira página do buscador, ou seja, você literalmente precisa estar ranqueado na primeira página do Google se quiser ter um tráfego maior em seu site.
Esse é o principal trabalho executado por um mecanismo de otimização, que pode ser deixado nas mãos de agências de SEO.
Quem faz o trabalho?
A própria empresa pode fazer esse ranqueamento onde, neste caso, a metodologia é chamada de SEO in-house. Para isso é preciso que ela entenda a importância dessa estratégia, com a finalidade de desenvolver o conhecimento interno para a técnica.
Quando é feito pela empresa, o SEO tende a ser idealizado pelos setores de marketing e TI (tecnologia da informação) que objetivam otimizar o site da corporação.
No entanto, há também as agências especializadas, chamadas de SEMs. Elas são relevantes porque, mesmo havendo um corpo técnico em marketing e TI na empresa, nem sempre há alguém que domine a estratégia.
A empresa se torna incapaz de tocar programas de SEO, visto que não há profissionais qualificados para isso e precisam recorrer as agências de SEO.
Embora pareça um trabalho simples, a metodologia é bem mais complexa. O SEO trabalha com algoritmos do Google, que estão sempre mudando. Mesmo havendo um setor de marketing, por exemplo, as empresas estão mais focadas a outras prioridades e cabe as agências colocarem em prática esse trabalho tão complexo.
Assim, as agências oferecem desde serviços de consultoria a implantação do SEO. O trabalho se resume em desenvolver uma estratégia voltada a técnica, que depois é implementada na empresa.
Para as empresas que tem a intenção apenas de adquirir conhecimento em relação a metodologia, as agências prestam consultoria para que a empresa tenha toda a noção do que precisa para trabalhar com a técnica in-house.
Qual o trabalho da agência de SEO?
Na maioria das vezes, o cliente contrata a agência para fazer todo o trabalho e isso vai desde a divulgação externa dos links ao SEO propriamente dito.
Quando é o caso de o cliente querer participar da técnica, remetendo ao SEO in-house, a agência divide as tarefas, para que ele também tenha contato com o que está sendo feito e assim consiga capacitar seus profissionais para fazer o mesmo posteriormente.
Em geral, a agência de SEO ficará responsável por criar técnicas e estratégias de SEO, além de implantá-las na empresa do cliente. Ela também deve ajudar com estudos e ações para direcionar o site daquele cliente a otimização.
Há também uma equipe competente e multidisciplinar para auxiliar no trabalho, formada por profissionais das áreas de marketing digital, design e TI que são destinados pela própria agência ao trabalho com o cliente.
Ações desenvolvidas pela agência de SEO
Para tornar o trabalho mais eficiente, a agência deverá promover algumas ações relacionadas a técnica de SEO.
No caso, a empresa irá definir um público alvo para o cliente, através de um estudo sobre os consumidores que consomem o site da empresa a postura deles quando interagem com ela. Algumas empresas têm esse público definido, mas ainda assim ele é feito para melhor embasar o trabalho da agência, visto que algumas coisas podem escapar do cliente.
Também é realizada uma análise sob a concorrência, onde são estudas as empresas que compõem aquele setor e o que elas estão fazendo para fidelizar os usuários de seus sites. Isso ainda engloba o que leva esses usuários a finalizarem uma compra com o concorrente.
A análise técnica é outra etapa de trabalho empregada pelas agências de SEO. Neste caso, é feito uma verificação da estrutura do site, onde entram análises criteriosas sobre as categorias e subcategorias, páginas de produto e muitos outros fatores.
Com base em tudo isso a agência consegue identificar problemas, apresentando um diagnóstico para o cliente.
Depois, ela passa a focar no conteúdo do cliente, para a criação de algo de qualidade e com palavras-chaves com relevância ao que ele trabalha, onde já inicia a metodologia de otimização. Uma palavra-chave adequada pode trazer o site do cliente para a primeira página de busca do Google, que é o objetivo principal de todo esse trabalho.
Por fim, são feitos relatórios onde, além de identificar problemas, são descritas as ações realizadas e como se aplicam em cada situação do trabalho da agência. Esses relatórios servem para acompanhar de forma periódica resultados e avanços conquistados por meio da estratégia do SEO.
Agora que você sabe o que uma agência de SEO faz, porque não entender melhor a importância desse trabalho?
O poder da palavra-chave para uma agencia de SEO
Por trás de uma estratégia de SEO eficiente, há a escolha correta das palavras-chaves. São elas que refletem o que o seu negócio transmite, ao mesmo tempo em que ajudam a captar potenciais clientes através da busca pela internet.
As palavras-chaves devem ter ligação ao trabalho feito pela empresa, independente do setor que ela atua. Seja com a oferta de produtos ou serviços, as palavras devem ter ligação direta com o seu trabalho e é isso que o SEO busca otimizar.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha no setor de pet shops, a agência deve enfatizar palavras que se enquadrem nesse produto, sem usá-las de maneira aleatória.
No caso, a agência irá definir como e em que contexto essas palavras devem ser inseridas, o porquê elas devem estar na sua página e onde, é um trabalho bem detalhado e minucioso.
Até a quantidade de vezes que essas palavras aparecem em seu site é estudado, visto que quanto mais ela estiver presente, mais relevância a página ganha. Os mecanismos de busca trabalham com palavras-chaves, então acabam entendendo que aquele termo, que aparece tantas vezes na sua página, tem certa relevância e acaba subindo, até estar na primeira página do buscador.
E não é só isso, um SEO deve ainda definir quais palavras-chaves são mais importantes e quais tem menos relevância dentro da estratégia. É só assim que as empresas conseguirão otimizar a página na web, assim conseguindo também serem encontrados com maior facilidade nos mecanismos de buscar.
Além disso, a agência também precisa saber onde posicionar esses termos para que se tornem importantes. Normalmente, eles têm mais destaque quando enquadrados em títulos ou subtítulos, por exemplo.
Para ter um melhor posicionamento e ser destaque entre a concorrência, que acaba entrando como uma consequência da estratégia, é importante trabalhar as palavras-chaves ainda em links internos, com termos relevantes e os chamados bullet points em cada texto, incluindo-os como elementos que serão responsáveis pelo seu posicionamento no buscador.
Estar na primeira página de busca no Google é a meta, e a agência trabalhará arduamente para alcança-la.