Ultimamente, tem se falado bastante sobre SEO negativo. Mas afinal de contas isso realmente acontece? Se sim, você deveria se preocupar? Como saber se alguém está tentando atacar seu site com SEO negativo? E o que você deve fazer para se proteger? O objetivo deste artigo é trazer o que tem de mais atualizado para precaução e cuidados.
O que é SEO negativo?
SEO negativo ocorre quando alguém tenta diminuir a classificação de um site nos mecanismos de busca. Existem várias maneiras de tentar isso. O tipo mais comum de SEO negativo discutido é o SEO negativo baseado em links, mas existem muitas outras técnicas que pessoas sem escrúpulos podem usar para tentar reduzir seus rankings. Falaremos sobre como reconhecer algumas dessas táticas mais adiante neste artigo.
SEO negativo realmente funciona?
Sabemos que um site pode ser penalizado ou suprimido pelos algoritmos do Google, se eles se envolverem na criação de links manipulativos. O resultado pode ser uma penalidade manual de links não naturais ou um rebaixamento sem alterações nas mãos do algoritmo Penguin. Portanto, se os links criados por mim podem me prejudicar, intuitivamente, faz sentido que os links criados por outra pessoa possam ter o mesmo efeito negativo. Ou eles podem?
O Google é bastante convencido de que o SEO negativo verdadeiro e eficaz é muito raro. Em um esforço para entender mais sobre a posição do Google em SEO negativo, decidi pesquisar todas as instâncias em que pudesse encontrar onde um representante do Google discutisse SEO negativo. Você pode ler as transcrições de um bom número de declarações de John Mueller e Matt Cutt sobre SEO negativo neste artigo . Também citarei essas transcrições várias vezes neste post da Moz.
Antes de janeiro de 2003, o Google tinha uma página em seu site que dizia o seguinte: “Não há nada que um concorrente possa fazer para prejudicar sua classificação ou remover seu site de nosso índice”.
E então, em 2003, eles mudaram a redação para dizer: “Não há quase nada que um concorrente possa fazer para prejudicar sua classificação …”.
E realmente, a mudança fez sentido. Não acredito que o Google tenha admitido, neste momento, que você pode soltar um site apontando links para ele. Em vez disso, eles provavelmente concordavam que poderia haver casos em que alguém poderia prejudicar seu site, por exemplo, invadindo seu servidor e excluindo seu site ou alterando seu arquivo robots.txt para instruir os mecanismos de pesquisa a não rastrearem mais o site coisas tão nefastas.
Mas e os links? Um concorrente pode apontar links ruins para você e reduzir sua classificação? Em 2007, Matt Cutts foi citado em um artigo da Forbes sobre SEO negativo: “Matt Cutts, um engenheiro de software sênior do Google, diz que não é impossível acumular links no site de um concorrente para reduzir seu ranking de pesquisa, mas é extremamente difícil”. Tentamos estar cientes de quando uma técnica pode ser abusada e tornar nosso algoritmo robusto contra ela “, diz ele.” Não vou me expor e dizer que é impossível. Mas o boliche do Google é muito mais convidativo como uma ideia do que na prática “.
Então, nesse ponto, o Google está admitindo que o SEO negativo via linkbuiding é uma possibilidade, embora remota. Vamos pular para 2012. Em abril de 2012, o Google lançou a primeira versão do algoritmo Penguin, criada para reduzir e até penalizar o uso de links não naturais. É quando o tópico sobre se você pode ou não afetar negativamente o site de um concorrente, apontando links ruins para eles, se tornou uma discussão muito comum. Dê uma olhada nos dados do Google Trends para pesquisas por “SEO negativo”:
Logo após o Google ter atualizado o algoritmo Penguin em outubro de 2012, Matt Cutts anunciou a criação de uma nova ferramenta, a ferramenta de rejeição, que permitiria aos proprietários de sites solicitar ao Google que não contassem os links que achavam que poderiam danificar o site. Matt afirmou que a grande maioria dos sites não precisaria usar a ferramenta e que os algoritmos do Google eram realmente muito bons em garantir que esses links ruins não prejudicariam seu site. Mas ele admitiu que isso poderia ser uma preocupação para pessoas com muito dinheiro, nichos competitivos, dizendo: “Para as pessoas que estão talvez em um pôquer super competitivo, cassino, qualquer que seja o tipo de nichos e eles estão preocupados: ‘OK , e se alguém estiver tentando fazer alguma má vontade em relação ao meu site? acabamos de lançar uma nova ferramenta chamada rejeitar links “.
Se você ler as transcrições de coisas que Matt Cutts e John Mueller disseram sobre SEO negativo, aqui estão os pontos que o Google parece enfatizar:
- O Google trabalha duro para garantir que um concorrente não possa prejudicar seu site apontando links ruins para ele.
- Eles têm coisas incorporadas em seus algoritmos para ajudar a determinar se os links são criados ou não. Por exemplo, se houver um padrão de vinculação não natural que ocorre há muitos anos, não é provável que um concorrente seja o culpado.
- Se você perceber vários links desagradáveis apontando para o seu site, provavelmente eles não farão mal a você. Mas, o Google admite que eles podem não ter as coisas 100% corretas o tempo todo e, como tal, não é uma má idéia rejeitar os links com aparência de spam que você vê.
- Se você vir uma situação em que acha que o SEO negativo está realmente sendo eficaz, o Google gostaria que você o denunciasse nos fóruns para webmasters ou entrando em contato com John Mueller e eles investigarão a situação para ver se conseguem melhorar seus algoritmos.
- A grande maioria dos casos em que as pessoas relatam ataques de SEO negativos ao Google acabam NÃO sendo SEO negativos.
Exemplos de coisas que não são SEO negativo
Não sei dizer quantas vezes um cliente alegou que um concorrente os está atacando com links ruins quando, na maioria dos casos, isso provavelmente não é verdade. Se você começar a olhar para o seu perfil de backlink e ver alguns links estranhos, é uma reação normal pensar: “Eu não fiz esses links com spam! Então, se eu não os fiz, quem fez? Deve ser meu concorrente! “
Aqui estão alguns exemplos de situações em que houve suspeita de SEO negativo, mas, na realidade, há outra explicação para o que está acontecendo:
Exemplo # 1: Links “estranhos” não são necessariamente links ruins
Existem alguns sites com links para quase todos os sites da web. Por exemplo, a maioria dos sites terá links de sites como:
- askives.com
- mrwhatis.net
- m.biz (e centenas de diretórios de clones do m.biz. Não sei de onde eles vêm, mas, embora provavelmente não seja necessário, eu os rejeito apenas por segurança. Na minha opinião, eles provavelmente não são SEO negativos .)
- diretórios que rasparam dmoz.org
- links de sites que analisam e fornecem informações de domínio
- Sites chineses que raspam o alexa.com
…e assim por diante.
- Os Melhores Livros de Marketing de 2020
- Fatores de Rankeamento do Google – Os 222 principais para alcançar o topo dos buscadores!
- Múltiplos Domínios – O que é? Aprenda utilizar diversos domínios como estratégia de SEO!
- SEO Mobile, O que é e como otimizar seu website ou ecomerce para dispositivos móveis
- Mobile-First Index – O que é? Como utilizar?
- Tendências do Marketing Digital para as redes sociais 2019
- Rich Snippets – O que é? Como utilizá-los para trazer mais visitantes para seu site?
- Keyword Explorer – Como utilizar a ferramenta de palavras-chave da Moz
- O que são Featured Snippets – Como alcançar a primeira posição Google?
- Quais as melhores ferramentas de SEO para monitorar a performance do site?
- Tendências de SEO para 2019 – Como chegar no Topo do Google?
- Seu site perdeu posições no Google? Saiba como recuperá-las!
- O que são as palavras-chave head tail?
- 10 incríveis fatores de rankeamento do Google
- Glossário de SEO – Conheça os principais termos sobre otimização de Sites para mecanismos de busca
- Como a meta description melhora os resultados em SEO
- Quais as Principais Métricas de Marketing Digital Para Uma Empresa?
- Ebook SEO para Google Adwords
- 5 dicas infalíveis para melhorar o ranqueamento do e-commerce
- Os 3 principais Segredos de marketing para ter sucesso nas redes sociais
- Empresas brasileiras crescem tendo o marketing digital como estratégia
- Sitemap XML – Guia Completo
- Google Search Console – O guia completo
- Técnicas Avançadas de SEO para otimizar e ampliar seu site de forma consistente no Google
- Marketing Digital: Dicas de SEO para alavancar seu site no Google
- Critérios de classificação de um website para aparecer na primeira página do Google
- Meta Tag Hreflang – o que é e como utilizar em sites para diferentes idiomas e países
- Nova regra de segurança do Google para Otimização de Sites
- SEO local – o que é e como fazer sua empresa ser localizada
- 10 dicas para navegar com mais segurança na internet
- 10 incríveis Dicas para quem está começando a anunciar no Facebook
- Marketing Tradicional vs Inbound Marketing
- 7 tendências de marketing digital para 2018
Exemplo # 2: Links em todo o site não são todos links ruins
Vi os proprietários do site ficarem muito chateados quando olham para a seção “Links para o seu site” das Ferramentas do Google para webmasters e veem algo assim:
O medo é que o Google pense que você construiu dezenas de milhares de links para o seu site. Agora, no exemplo que eu dei, onde o site é conhecido como yellowpages.com, pode ficar um pouco mais claro que esse não é um link não natural. Mas e se o proprietário de um site em seu nicho realmente gostasse do seu conteúdo e estivesse vinculado a você na barra lateral? E se eles se vincularem a você com uma palavra-chave? Abaixo de “Links para o seu site”, nas Ferramentas do Google para webmasters, há uma seção chamada “Como seus dados estão vinculados”, que contém o texto âncora mais usado. Portanto, se eu recebi um link em todo o site de um site com milhares de páginas e eles vincularam a uma palavra-chave, verei que o Google acha que a maioria dos meus links está ancorada em palavras-chave. Ah não! As pessoas pensam que foram atingidas por SEO negativo porque viram um único link em todo o site ancorado por palavra-chave. Na minha opinião, o Google é muito bom em descobrir que um link em todo o site é realmente apenas um voto de um site. Um único link em todo o site não é um sinal de SEO negativo, mesmo que faça com que milhares de links apareçam nas Ferramentas do Google para webmasters.
Exemplo # 3: Seus velhos hábitos estão voltando para assombrá-lo
Você já comprou um pacote de criação de links no passado? Por exemplo, anos atrás, quando eu estava aprendendo SEO, comprei um pacote de criação de citações em um dos meus sites. Foi uma daquelas ofertas em que você paga US $ 100 e recebe um monte de listagens de diretórios. (Sim … não tenho orgulho disso, mas ei … todos nós tivemos que começar a aprender em algum lugar.) Desde então, limpei esses links. Mas, o incrível é que eles continuam se replicando. Muitas vezes, aparecem novos links que usam o mesmo texto que eu usei quando comprei esse pacote. Seria fácil para mim dizer: “Ei! Não construí links há anos … e agora estou vendo listagens de diretórios com spam. Esse deve ser um concorrente que aponta links ruins para mim!” Mas, na verdade, minhas próprias ações foram a causa desses vínculos não naturais.
Exemplo # 4: Um funcionário ou amigo bem-intencionado está criando links para você
Você pode rir deste exemplo, mas eu já vi isso acontecer. Eu tive um cliente que me contatou para obter ajuda com uma penalidade manual de links não naturais. Ele jurou que nunca havia comprado ou construído um link em sua vida, mas seu perfil de backlink estava cheio de muita coisa manipuladora. Ele assumiu que tinha que ser um concorrente fazendo isso. Enquanto limpávamos o site dele, notamos novos links ruins que estavam aparecendo. Agh! Estamos sob ataque! Bem, acontece que o sobrinho do proprietário do site estava lendo algumas coisas sobre SEO. Eu não estou brincando. Ele pensou que estava ajudando seu tio pesquisando seu site por ele. Oy vey.
Mais Buscados
AI GoogleAIY Project da GoogleAnálise De BacklinkApostila SEO em pdfApostilas Marketing Digital em pdfApostilas Marketing Digital O passo a passo completoComo fazer SEO local?Como usar o Google Search Console?Como utilizar a Meta Tag Hreflang?Dicas de Otimização de SitesDicas de Otimização de Sites para alavancar seu site no GoogleDicas de SEODicas para aparecer na primeira página do GoogleDicas para Marketing Digital para pequenos empresáriosdicas para navegar com mais segurança na internetDicas Para Otimizar Seus Arquivos em PDFDicas para quem está começando a anunciar no FacebookDicas sobre o Google Search Consoleerros de marketing nas redes sociais para jamais cometerFerramentas SEOGuia do Google para Iniciantes em Otimização de sites para Mecanismos de PesquisaInteligência Artificial GoogleInvasão em sistema operacional e danificar HDs usando apenas o somLink Building ferramentaLINK BUILDING ferramentasMarketing de conteúdoMarketing de InternetMarketing Digital dicasMarketing Digital O passo a passo completoMarketing Tradicional vs Inbound Marketing quaal a diferenã?Meta Tag Hreflang o que á?Mudanças no Google MapsO Que é Marketing de Conteúdo?otimização de arquivos PDFOtimização De ConteúdoOtimização de Sites Com HTTPSPesquisa De Palavras-ChavePra que serve a Meta Tag Hreflang?Pra que serve o Google Search Console?SEO localSEO local o que é?SEO Técnicotendências de marketing digital para 2018Técnicas Avançadas de SEO para otimizar seu siteVideo SEO
Exemplo 5: um SEO anterior criou esses links
Algumas pessoas ficam chocadas quando descobrem que sua empresa de SEO os construiu links não naturais. Eu já vi muitos casos em que uma empresa de SEO prometeu fornecer um site com “links de chapéu branco” ou links que estavam dentro das diretrizes do Google, mas, na realidade, parece que eles terceirizaram o trabalho para uma empresa barata de criação de links que criou marcadores de spam , comentários de blog e assinaturas de fórum. Se você tem links não naturais e já contratou uma empresa de SEO, há uma boa chance de que esses links ruins tenham sido feitos de propósito e que VOCÊ pagou por eles! Lembre-se, antes de abril de 2012, esses links costumavam funcionar bem para classificar páginas e muito poucos sites eram penalizados por usá-las.
Exemplo # 6: você foi hackeado
Enquanto alguém pode SEO negativo em seu site invadindo-o, nem todos os casos de invasão são negativos. Um tempo atrás, um amigo meu me enviou um e-mail e disse: “Ei! Você sabia que um de seus sites tem uma classificação alta para as bolsas Michael Kors?” Sua sugestão foi que eu aproveitasse isso e jogasse uma página de afiliado no site. 🙂 Eu dei uma olhada nos backlinks e aqui está o que eu vi:
Porcaria.
Este não era um concorrente tentando prejudicar meus rankings. De fato, as dezenas de milhares de links com spam que estavam apontando para o meu site estavam na verdade ajudando meus rankings naquele momento. O que aconteceu aqui é que alguém se aproveitou de uma vulnerabilidade em um plugin do WordPress que não havia sido atualizado. Eles foram capazes de invadir o site e criar um monte de novas páginas. Eles apontaram um grande número de links com spam para essas páginas e os redirecionaram para os sites afiliados à Michael Kors.
Se você estiver olhando para o seu perfil de backlink e vir âncoras de palavras-chave ímpares para coisas como viagra, cialis, cassinos, empréstimos do dia de pagamento, etc, então há uma boa chance de você ter sido hackeado. Na maioria dos casos, esses links podem ser removidos localizando e removendo as páginas que o hacker criou no seu site. No entanto, se você foi hackeado, é uma boa idéia que alguém familiarizado com a limpeza de hacks procure no seu site para descobrir como o hacker entrou e como você pode fechar essa porta.
Nessa situação, removemos as páginas ofensivas, localizamos e corrigimos o ponto de acesso, E eu também rejeitei todos esses links. Segundo o Google, se você for hackeado e tiver links ruins apontando para você, provavelmente poderá ignorá-los porque seus algoritmos são bons em captar e descontar esse tipo de coisa. No entanto, me preocupou que esses links ruins realmente estivessem ajudando este site. Se o Google apenas os estivesse descontando, eles não teriam efeito. Tenho 99% de certeza de que estaria bem em deixá-los, principalmente porque as páginas apontadas foram removidas (o que também remove o link que aponta para essa página), mas apenas para ter certeza absoluta de que algo estranho não afetou Na próxima atualização do Penguin, repudiei todos eles no nível do domínio.
Agora, tenho alertas nos Alertas do Google e no Moz Freshweb Explorer configurados para me ajudar a determinar quando alguém está invadindo meu site. Para fazer isso em seus sites, em cada uma dessas ferramentas, você pode configurar alertas para coisas como:
- site: yoursite.com “michael kors”
- site: yoursite.com viagra
- site: casino yoursite.com
- site: yoursite.com “empréstimos em dia”
- site: yoursite.com “cialis”
…e assim por diante.
Sinais de coisas que poderiam ser SEO negativas
No início deste artigo, eu disse que a grande maioria dos casos de suspeita de SEO negativo que eu vejo realmente não é um SEO negativo, afinal. Mas há situações em que isso realmente acontece. Aqui está o tipo de link que você pode ver normalmente quando alguém está tentando atacá-lo com links negativos:
- Links de fóruns estrangeiros
- Um grande número de links de sites com TLDs de .ru, .cz, .cn, .pl, .ro, .bg, .biz, .com.ar, .com.br e .info. Nem todos esses links serão antinaturais, mas se você estiver subitamente recebendo um influxo de links de sites russos, pode ser um sinal de ataque.
- Um grande número de links de postagens completas no blog sem sentido:
- Muitos links ancorados em palavras-chave de várias fontes. (Gostaria de reiterar que o recebimento de um link em todo o site de uma fonte questionável não é um sinal de SEO negativo, mesmo que você esteja vendo de repente milhares de links provenientes desse site.)
- Um afluxo de links de bairros ruins, como sites pornográficos, sites de jogos de azar, sites de empréstimos com dia de pagamento etc.
Existem muitas outras técnicas complicadas que podem ser usadas para atacar sites com SEO negativo, mas a maioria dos sites não precisa se preocupar com essas táticas. (Vou explicar mais sobre se você precisa ou não se preocupar abaixo, então continue lendo!) Não vou descrever todas as maneiras diferentes de fazer SEO negativo, pois não quero dar a ninguém alguma ideia. Mas, a única tática que mencionarei e que você pode ficar de olho é alguém redirecionando sites penalizados para o seu. Dê uma olhada agora mesmo no seu site em ahrefs.com. Você não precisa de uma associação para ver se há redirecionamentos apontando para você. Role para baixo até ver “tipos de backlink” e “redirecionar”.
Agora, nem todos os redirecionamentos são ruins. Se você tiver afiliados, eles podem ter páginas que redirecionam para as páginas dos seus produtos. Geralmente, tudo bem e existem muitos outros motivos válidos para que um site seja redirecionado para o seu. Mas se hoje você perceber que tem três sites redirecionando para você e na próxima semana tiver 30 ou 300 sites redirecionando para você, isso pode ser um sinal de um problema.
Esses redirecionamentos podem machucá-lo? Um influxo de links ruins pode prejudicá-lo? Você precisa se preocupar? O Google deu conselhos conflitantes a esse respeito . Em um lugar, eles disseram que sinais ruins de link definitivamente passarão por um redirecionamento 301, mas em outro lugar eles disseram que a tentativa de redirecionar 301 um site penalizado para um site limpo não causará uma penalidade no site limpo. Na minha opinião, o que o Google está dizendo aqui é que, se você estiver redirecionando um de seus sites para outro site, eles transmitirão os sinais de link inválido. É como você construindo seus próprios links não naturais. Mas se você tentar acessar o site de outra pessoa, ela não permitirá que esses links sejam importantes. Como o Google sabe a diferença? Isso faz parte do molho secreto. Eu acho que eles usam todos os tipos de sinais para determinar se os links são criados ou feitos por um concorrente.
Você deve se preocupar com SEO negativo?
OK, digamos que você veja evidências de que alguém está atacando seu site com links não naturais. Isso significa que você vai perder seu ranking?
O Google realmente trabalha duro para proteger algoritmos os sites desse tipo de link, causando um problema. E eu diria que, para a grande maioria de vocês que está lendo este post, você NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM SEO NEGATIVO .
Sim, apenas gritei lá. Eu realmente quero enfatizar que a maioria dos sites não precisa se preocupar.
Este é o ponto no artigo em que os chapeleiros negros começam a ficar chateados. Gostaria de saber quem será a primeira pessoa a postar um comentário dizendo: “Você não sabe do que está falando! SEO negativo funciona porque eu fiz isso em centenas de sites”. Ou “Sei que o SEO negativo funciona porque meu site foi desativado”.
Aqui está minha opinião sobre os tipos de sites que podem ser afetados adversamente por um ataque de SEO negativo baseado em link:
- Sites em nichos muito competitivos e com muito dinheiro, como cassinos, empréstimos com dia de pagamento, seguros, vendas em farmácias etc. – As pessoas que executam SEO negativo nesses círculos têm mais conhecimento de métodos sofisticados que podem funcionar. Algumas dessas pessoas passam horas e horas tentando encontrar brechas no algoritmo do Google que permitirão derrubar um concorrente. Quando o Google ajusta seus algoritmos para poder combater esses métodos, essas pessoas passam ainda mais horas tentando vencer o sistema. Eles também têm orçamentos enormes que podem gerar um ataque de SEO negativo. Para o proprietário médio de uma pequena empresa pagar a alguém para fazer um ataque de SEO intensivo de alto nível com potencial para funcionar, provavelmente custaria mais dinheiro do que custaria para implementar métodos regulares de SEO em seu próprio site.
- Sites com um longo histórico de vinculação manipulativa. Se você recebeu uma penalidade manual com base em links no passado ou foi afetado negativamente pelo algoritmo Penguin, então, na minha opinião, você realmente deve ficar atento a outros links não naturais que apontam para o seu site. Em um hangout, John Mueller falou sobre uma situação em que o Google pode não ter certeza se desconta links ruins que parecem SEO negativos, porque o próprio site tinha muitos sinais que indicavam que o proprietário do site estava envolvido com spam na web. Ele sugeriu que o Google pode não ser capaz de dizer o que foi feito e o que foi um ataque:
“É algo em que vemos esses links problemáticos e realmente não sabemos como devemos reagir a isso. Não é que possamos simplesmente fechar os olhos e dizer: ‘Oh, bem … podemos reconhecer esses links problemáticos e ignorá-los . Além disso, não sabemos o que devemos fazer com todos os outros sinais que encontramos anexados ao seu site “
Nesses casos, se parecer que o SEO negativo está sendo direcionado ao seu site, a melhor ferramenta que você tem é fazer o monitoramento mensal de seus backlinks.
Como você pode se proteger do SEO negativo?
Se você estiver em um nicho competitivo, ou se tiver um histórico de ser penalizado e precisar fazer a limpeza de links, realmente deve monitorar seus backlinks regularmente. O que fazemos para nossos clientes regulares de auditoria de link é uma auditoria mensal de backlink. Isso realmente deve ser frequente o suficiente para encontrar e limpar links não naturais. No entanto, se você estiver sob forte ataque, onde novos links não naturais estão chegando diariamente, pode ser uma boa ideia fazer essa limpeza a cada uma ou duas semanas.
Não é uma má idéia para outros sites com baixo risco de sucumbir a um ataque de SEO negativo para fazer uma auditoria mensal de links também. O que descobrimos é que, quando você monitora seus novos links mensalmente, pode ver facilmente os novos e bons links que seu site está atraindo. Isso pode lhe dar muitas idéias sobre como obter ainda mais links. Se você perceber, por exemplo, que algumas pessoas recomendaram um produto específico por meio de um link de postagens em fóruns, convém criar mais conteúdo em torno desse produto e participar de uma campanha de divulgação por e-mail para atrair mais pessoas para o link esse conteúdo.
Mas espere … por que eu recomendaria fazer uma auditoria de link regular se o Google disser que pode pegar SEO negativo e descontá-lo? O motivo é que você depende de um algoritmo e o algoritmo não será 100% exato. Aqui estão algumas citações de John Mueller, do Google, sobre sua precisão em capturar e descontar SEO negativo:
“É uma situação complicada, e não é algo em que eu diria que podemos garantir que sempre acerte 100%. Mas, nos casos que olhei, acho que fizemos um bom trabalho”.
“Nós trabalhamos muito duro para garantir que efeitos de terceiros como esses não desempenhem um papel nos resultados da pesquisa. É algo que não podemos garantir absolutamente que sempre o acertaremos. Então, se você está vendo algo assim, você pode nos informar sobre isso. “
“Se você está vendo os links nas Ferramentas do Google para webmasters, por exemplo, posso enviar um arquivo de rejeição para esses links. Em geral, porém, reconhecemos esse tipo de situação e os tratamos adequadamente”.
Como fazer sua auditoria de backlink
Existem muitas maneiras diferentes de fazer uma auditoria de backlink. Algumas pessoas usarão ferramentas automatizadas de auditoria de links, mas se você optar por fazer isso, é de vital importância que você faça uma auditoria manual, além das sugestões automatizadas. Não sei dizer quantas solicitações de reconsideração que recebi, porque as pessoas se basearam apenas nesses relatórios. Também vi essas ferramentas recomendando negar também alguns links naturais fantásticos. Na minha opinião, você deve olhar seus links manualmente!
Se você estiver trabalhando em um site que não possui histórico de links não naturais, provavelmente poderá usar apenas os links que obtém das Ferramentas do Google para webmasters. O Google disse no passado que os links das Ferramentas do Google para webmasters são “tudo o que você precisa”. No entanto, John Mueller e Matt Cutts esclareceram essa afirmação dizendo que eles são tudo o que você precisa para recuperar seus padrões de vinculação não natural. Isso é bom se você tiver a sorte de ter uma lista completa de todos os links que já foram criados em seu nome, mas se você não o tiver, provavelmente precisará procurar outras fontes para encontre todos esses links. Encontramos muitos links não naturais indexados no Google e não relatados nas Ferramentas do Google para webmasters. E até recebemos alguns deles como exemplos de pedidos de reconsideração com falha. Os links que você vê nas Ferramentas do Google para webmasters são apenas uma amostra dos seus links. Como tal, usamos links das seguintes fontes:
- Ferramentas para webmasters (recentes)
- Ferramentas para webmasters (exemplo)
- ahrefs.com (uma ferramenta paga)
- majesticseo.com (uma ferramenta paga, mas é gratuita para o seu próprio site, se você o confirmar)
- opensiteexplorer.org (Esta é a ferramenta da Moz, e para a maioria dos sites você pode obter um bom número de links gratuitamente, desde que registre uma conta na Moz. Eu diria que acho que o Open Site Explorer tende a captar mais bons links e não capta tanto quanto o spam manifesto como Ahrefs e Majestic.
Em seguida, classificamos os links em uma lista mais gerenciável, para que analisemos apenas um link de cada domínio. Se você estiver fazendo auditorias mensais, convém acompanhar quais domínios você já auditou para não perder tempo avaliando esse domínio novamente. Você pode usar uma fórmula VLOOKUP no Excel para destacar quais domínios você já auditou nos meses anteriores. Você pode usar um VLOOKUP semelhante para destacar domínios que já estão no seu arquivo de rejeição.
Demorei um pouco para entender como o VLOOKUP funciona. Existem muitos tutoriais por aí, mas aqui está minha explicação simples:
- Vamos supor que sua planilha de auditoria de links seja “Plan1” e você tenha uma lista dos domínios recusados na “Plan2”. Digamos que a coluna A de cada planilha contenha seus domínios e a coluna B da “Planilha2” contenha as palavras “em desacordo”.
- Vamos supor que você tenha 1000 domínios na “Planilha2”. Novamente, esta é sua lista de domínios rejeitados.
- Em “Planilha1”, crie uma nova coluna e insira esta fórmula:
= VLOOKUP (A1, Planilha2! $ A $ 1: $ B $ 1000,2, FALSO) . - Agora, copie essa fórmula na coluna inteira. Você terminará com cada linha dizendo “em recusa” ou “N / A”.
- Para os domínios em que você nega, não é necessário revisá-los novamente, porque já os rejeitou.
Eu preparei centenas de planilhas de auditoria de links. Neste verão, dediquei muito tempo à criação e programação de um sistema que me permite acompanhar meus clientes de auditoria mensal e criar planilhas impressionantes para auditorias de link manuais. A planilha produzida escolhe o melhor link de cada domínio para auditar, elimina os domínios que eu já auditei para cada cliente, marca os seguintes, marca quais links são âncoras de palavras-chave e marca quais domínios já foram rejeitados (e também leva em consideração subdomínios da conta quando você rejeitou o domínio completo.) Também me diz se cada domínio é ou não minha lista de dezenas de milhares de domínios que chamo de “lista negra de rejeição” e também minha lista de permissões que contém domínios que eu sei que contém links não feito para fins de SEO, como sites como alexa.com, aboutus.org, raspadores dmoz conhecidos e assim por diante.
Esse sistema me poupa uma quantidade enorme de tempo, especialmente para os clientes para os quais fazemos auditorias regulares de backlink. Quero agradecer à Moz por me permitir mencionar este sistema. Agora estou disponibilizando para uso de outras pessoas (mediante taxa). Você pode obter mais detalhes aqui .
A próxima etapa, depois de auditar seus links e determinar quais são aqueles criados para manipular o Google e, portanto, não são naturais, é adicionar esses sites ao seu arquivo de rejeição. Você quase sempre deseja rejeitar esses domínios no nível do domínio. Isso significa incluir “domain: example.com” em vez de “http://www.example.com/page1.html”.
Feito isso, adicione esses domínios ao seu arquivo de rejeição existente e faça o upload para a ferramenta de rejeição. Não se preocupe … não há mal em enviar rejeições regulares.
Sumário
Eu cobri muitas informações neste post e espero não ter confundido muitas pessoas. O tópico do SEO negativo é realmente difícil de entender. Por um lado, o Google diz: “Não se preocupe.” Mas, por outro lado, eles nos dizem que, embora não deva ser um problema, não é uma má idéia rejeitar os links de spam que você encontrar apontando para o seu site, mesmo que você não os tenha criado.
Aqui estão os pontos de destaque deste artigo:
- Nem tudo o que parece SEO negativo é SEO negativo. Todos os sites têm links estranhos apontando para eles. Nem sempre assuma que todo link de aparência estranha é aquele que um concorrente criou.
- Um influxo repentino de links estranhos muito bem pode ser um ataque.
- Na maioria dos casos, se um site for atacado por um concorrente que aponta links com spam para eles, os algoritmos do Google simplesmente ignoram esses links e você não verá uma queda nas classificações.
- Se você está em um nicho hipercompetitivo, é muito mais provável que seja vítima de um sofisticado ataque negativo de SEO.
- Se você tem um histórico de várias ligações não naturais, também pode ser vítima, pois o Google pode não ser capaz de dizer a diferença entre seus links não naturais e os links de ataque.
- Sites que não estão em um nicho competitivo e não estão envolvidos em links manipulativos, provavelmente não precisam se preocupar com SEO negativo.
- De qualquer forma, se você acha que está sofrendo um ataque de SEO negativo, é uma boa ideia auditar seus links regularmente e enviar um arquivo de rejeição.
SEO negativo sempre traz discussões interessantes. Você já foi vítima? Você faz auditorias mensais? Você acha que o Google é bom em evitar SEO negativo?