Quais foram as melhores atualizações, estratégias e tendências do SEO em 2022?

SEO, sigla para Search Engine Optimization, pode parecer um conceito novo, mas sua evolução acompanha a história da internet e dos buscadores, e é justamente por essa dinâmica que estratégias são utilizadas para gerar tráfego orgânico e tornar conteúdo ou a página específica destacada nas páginas de pesquisa está mudando constantemente. Enzo Pasianot, Full SEO Analyst da Chili, agência digital que tem SEO como uma de suas especialidades, explica ao quais são as últimas mudanças e quais tendências as empresas precisam seguir. ciente.

Meio & Mensagem – Em linhas gerais, o que é SEO? Qual é a função da ferramenta?


Enzo Pasianot –
 Basicamente, SEO são diversas estratégias utilizadas para alcançar posicionamentos (primeira página) dos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.) gerando tráfego orgânico. A função é gerar, através desse conjunto de técnicas e estratégias, tráfego e conversão vindos organicamente dos buscadores. Ou seja, as pessoas devem encontrar o seu site buscando por um termo e acessá-los usando links orgânicos (não patrocinados). Por meio dessas técnicas, podemos otimizar o site para que esteja na primeira página do buscador trazendo para o usuário conteúdo com mais relevância na sua pesquisa. Quando falamos de técnicas, é possível delinear algumas opções, como a criação de conteúdo de qualidade para o usuário, o trabalho de utilizar âncoras para linkar o seu site em outros, otimizações e outros.

M&M – Em que patamar está o debate sobre SEO? E o  quanto companhias e veículos estão conscientes sobre sua importância?


Pasianot –
 O tópico passa por  crescente desmistificação. O mercado de SEO está aumentando muito por conta da demanda que as companhias têm. Antes, se falava de mídia paga, mas houve mudança, principalmente durante a pandemia, em que muitos empreendedores começaram a entender a importância de se ter estratégia de marketing sólida, em que o SEO e a mídia paga andam juntos. Contudo, existem ainda diversos mitos que precisam ser sanados sobre o SEO. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que acontece de forma natural, somente com estratégia de mídia paga. Mas, se você quer alavancar seu SEO, essa estratégia precisa ser trabalhada.

 M&M – Nos últimos anos, quais

foram as principais atualizações no conceito de SEO? A que as marcas precisam estar atentas?
Pasianot –
 Todo ano temos atualizações de SEO, vindas principalmente do Google, que são chamadas de algoritmo de classificação do Google. Acredito que o que as marcas devem estar sempre atentas é sobre a fluidez com que o usuário acessa seu site no mobile. Isso porque o Google tem focado no público mobile, uma vez que grande parte dos sites contam com a maioria de seus acessos vindo do formato mobile. Além disso, um ponto muito recente que o Google trouxe diz respeito à qualidade de conteúdo dentro do site. É necessário sempre tornar o seu conteúdo o mais fluido possível para a leitura do usuário, ou seja, sempre focar seu conteúdo no usuário, e não no robô do Google.

M&M – Com essas mudanças, quais são os principais desafios de se criar estratégias e aplicar as práticas de SEO de forma bem-sucedida?


Pasianot –
 Acredito que o principal desafio é a competição que existe dentro da SERP (Search Engine Results PageSearch Engine Results Page ou lista de resultados do Google). Com mais marcas trabalhando o SEO, a competitividade pelos seus termos na primeira página aumentou significativamente. E como podemos buscar isso? Sempre analisar seus competidores e tentar inovar na forma com que eles estão fazendo nos três pilares principais do SEO: técnico, onpage (conteúdo) e off-page (backlinks).

M&M – E quais são as tendências sobre SEO?


Pasianot –
 Com essa inovação que temos no mobile, é muito importante estarmos preparados para a pesquisa de voz. Outra tendência que tem crescido bastante é a do Google Lens que, em resumo, é a pesquisa através de imagens. Por fim, o uso de vídeos que replicam o conteúdo do texto também tem mostrado potencial na hora de ranquear melhor os termos nas primeiras páginas. Acredito que essas frentes podem ser tendência no futuro do SEO.

Via: https://www.meioemensagem.com.br/home/proxxima/2022/09/20/atualizacoes-seo-em-2022.html