Melhores Ferramentas de SEO para Otimização de Sites!

Otimização de Sites para oficinas de Troca de Óleo


Quem trabalha com marketing digital sabe que precisa investir em uma boa estratégia de SEO. O crescimento orgânico pode demorar um pouco mais, mas há uma grande demanda por leads.

Afinal, quem fica com os resultados que aparecem na segunda página do Google? Você não está sozinho nesta aventura. Existem muitas ferramentas de SEO para ajudá-lo a otimizar seus resultados.

Por que utilizar ferramentas de SEO?

Segundo um estudo da agência digital Conversion em 2017, as pessoas confiam 77% a mais em resultados de busca orgânica do Google do que em anúncios patrocinados.

O SEO — Search Engine Optimization — consiste em ações para melhorar a posição de uma determinada página de seu site nos resultados do Google. Isso ajuda a alavancar a visibilidade de sua empresa, produtos e serviços.

Esta é uma estratégia holística que envolve várias otimizações em seu site, e uma das principais é trabalhar com palavras-chave que são frequentemente procuradas por potenciais clientes.

Com base em dados e pesquisas sobre o que as pessoas buscam na internet, é possível identificar oportunidades de divulgar seu negócio e ajudar as pessoas a se conectarem com seu serviço.

E para fazer isso, nada melhor do que um braço direito que vai te ajudar a fazer tudo muito mais rápido! Essas são as ferramentas de SEO vão ser suas melhores amigas em sua jornada em busca de otimização de sites. Confira!

1. Google Analytics

O Google Analytics é umas das ferramentas de análise mais utilizadas no mundo todo. Foi criada pelo próprio Google e com ela você pode saber todas as estatísticas do seu site, como visitas, tempo de permanência nas páginas e até hábitos de seu público.

Por isso, o Analytics é indispensável em sua campanha de SEO! Com ele você vai ter informações de alta precisão para criar uma campanha ou fazer uma análise do que precisa ser melhorado.

2. Google Search Console

Ainda dentro da gama de aplicações do Google, o Search Console é uma ferramenta rápida em que você pode descobrir qual o rankeamento de seu site e ainda identificar quais palavras-chave tem mais volume de busca.

Com ela você pode otimizar o seu desempenho e também corrigir problemas em seu site que podem estar atrapalhando a eficiência de suas estratégias.

3. Keyword Planner — Adwords

O Keyword Planner é uma aplicação que fica dentro do Google Adwords — uma plataforma de anúncios pagos. Ela é muito utilizada por profissionais de mídia na hora de escolher os melhores termos para veicular suas campanhas.

Porém, seu potencial vai ainda mais longe. Ela pode ser usada em campanhas de SEO para pesquisar o volume de buscas de qualquer palavra-chave imaginável. Ela também sugere termos novos baseados em sua pesquisa, o que pode te dar ideias de palavras que talvez você ainda não havia considerado.

4. SEMrush

É uma das ferramentas de SEO mais conhecidas atualmente. Com ela você pode fazer uma auditoria bem completa de seu site e saber quais são os principais erros. Além disso, também pode analisar palavras-chave e identificar quais os termos mais utilizados por seus competidores.

5. MozBar

Se você pretende acessar dados com agilidade, o MozBar pode ser a opção ideal. Esta ferramenta de SEO é na verdade uma extensão para seu navegador de internet. Com ela você pode acessar métricas como: links internos e externos, pagerank, alt tag, meta description, dados de redes sociais e muito mais!

6. Screaming Frog

Há certos aspectos de um site que interferem bastante quando se pensa em rankeamento. Por isso, vale a pena fazer otimizações específicas, que são conhecidas como “on-page”.

O Screaming Frog é uma das ferramentas de SEO mais completas neste quesito. Com ela você pode fazer uma gama extensa de ações como: conferir a velocidade de carregamento, encontrar páginas não indexadas, criar e otimizar um Sitemap.xml, analisar links externos e internos, encontrar conteúdos duplicados e diversas outras funcionalidades úteis.

7. Majestic

Você tem um concorrente mais bem posicionado que você? Com o Majestic você vai poder descobrir exatamente o que ele está fazendo para atingir uma boa posição nas buscas. É só adicionar a URL do site nesta ferramenta que você terá um relatório completo da estratégia desta página.

Assim, você não fica para trás e pode analisar se está fazendo tudo o que pode para vencer seus adversários. Ainda tem a vantagem de poder estudar a sua própria página para comparar o que está faltando em sua estratégia.

Via: GoDaddy