O Marketing Digital para Advogados é a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) com objetivo de melhorar visibilidade de um site ou página da Web nos resultados não pagos geralmente chamados de resultados “naturais”, “orgânicos” ou “conquistados”.
Esse tipo de escritório de advogados normalmente são focado na venda de serviços na área do direito sob encomenda, tais como Advogado de Família, Mediação e Conciliação, Inventário, Advogado Direito do Consumidor, Advogado Penal, entre outros.
Talvez você já conheça muito bem sobre o que é marketing para advogados, já tendo inclusive aplicado algumas técnicas. No entanto, o que anda fazendo para se promover? Melhor, isso tem retornado resultados? Afinal, isso envolve saber se impor no mercado sem ferir o estatuto da profissão.
Conheça seu público
A marca pessoal de um advogado ou de um escritório, deve ser baseada em dois pilares:
- Propósito: a sua essência e que valor você entrega ao público;
- Público-alvo: para quem seu propósito é direcionado.
Para entender quem é seu público, você deve se entender e definir qual é sua área de atuação. O setor de Direito tem uma abrangência enorme de áreas de atuação – e aqui é bom você manter o foco.
Além disso, é importante entender como se estabelece o cotidiano do cliente: quais seus gostos, locais que frequenta, produtos que consome, opiniões, etc. Traduzindo, segmente seu público para que traga os clientes certos.
Tenha um bom aspecto visual
Apesar de advogados não poderem contar com uma publicidade persuasiva, é importante ter cuidado com o aspecto visual de seu negócio. É importante um logotipo que possa causar uma boa impressão.
E você deve manter essa linguagem visual para outros produtos como cartões de visita, selos, materiais impressos, entre outros.
Foco na autopromoção
Parece uma dica simples, mas ser você mesmo é algo poderoso no marketing para advogados. Viver em um personagem ao se divulgar pode criar incoerência, ou seja, não entre no “papel” de advogado.
Afinal, como não é possível publicidade, o único diferencial forte que existe é ser você mesmo. Além disso, é importante direcionar suas energias para a área de atuação em que você se encontra, não onde há número maior de clientes. Pode parecer tentador, mas muitas vezes culmina em falta de foco.
Tenha presença virtual
Para grande parte do público, o primeiro contato com os serviços de advocacia ocorre na internet. Dessa forma, fica bastante claro que possuir presença no meio é ponto crucial para promoção de seu trabalho.
Possuir um site, com um blog próprio de caráter informativo pode ser uma excelente estratégia para construir seu nome no meio digital. Como dito antes, a publicidade na advocacia costuma ter papel informativo e trazer artigos relevantes da área cria autoridade para o advogado.
E não para por aí: crie presença nas redes sociais para criar proximidade com o público – e divulgar seus artigos produzidos no blog.
Troque recomendações
Muito do marketing envolve o ‘boca-a-boca’ e o mercado promovido pelo Direito é recheado de colegas profissionais. Nem todos os advogados são concorrentes e eles podem ajudar você a achar clientes para a sua especialidade, bem como você poderá recomendá-los.
A prática mais comum é ser indicado por sua área de atuação, o que seu colega profissional não atende, mas conhece clientes que precisam. Claro que você também deve retornar o favor, afinal, é uma relação de duas vias.
Conclusão
Se você está pensando em fazer um Marketing Digital para Advogados entenda que o sucesso do seu negócio online pode passar pela escolha certa de uma agência especializada em Marketing Digital e Otimização de Sites para advogados e escritórios de advogados.
Portanto você que é advogado contrate profissionais especializados em marketing digital para para advogados e escritórios de advogados, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!